quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

auto (se é que é possível) - avaliação



O meu último antiprotocolo já se constituiu, em parte, em uma avaliação do curso de direção como um todo então vou procurar não me repetir e ser sucinto nas observações. Procurar também falar sobre a minha experiência neste processo colaborativo.

Em primeiro lugar, devemos pensar juntos sobre que diretor esse departamento de artes cênicas quer formar. Eu, particularmente, não ambiciono ser um diretor de grandes encenações que vão ficar para a história por suas imagens violentamente belas ou por sua quebra absoluta de todos os paradigmas e, às vezes, me sinto cobrado por não estar me tornando esse tipo de diretor. Cobrado no sentido de que, se não for isso, serei apenas um diretorzinho medíocre, técnico. Eu discordo. Acho que como curso de direção o CAC deve estar aberto a formar diretores com competências múltiplas e minha afirmação vem do fato de ter, esses dias, ido visitar a sede da Cia Balagan dirigida por Maria Thais. A despeito de todos os problemas que a Cia vem enfrentando e de eu nunca ter visto ao vivo uma peça deles, acho que o tipo de diretor que quero ser se aproxima um pouco do trabalho de Maria Thais: uma pesquisa extra-teatral, de bases antropológicas, filosóficas e poéticas que encontra seu chão no estudo sobre o ator e a sua linguagem.

Isso vem de um fato que tenho contatado de que a parte que mais me interessa na direção não é a encenação em si, a conjunção dos diferentes discursos musicais, plásticos, etc... mas a pesquisa teórica que precede o trabalho da cena e a pesquisa sobre o treinamento específico do ator e como esse trabalho se transforma em cena (elementos que, aliás, investigo na minha iniciação científica). Devo desistir de ser diretor e estudar pra me tornar um professor de interpretação? Dirigir coletivos de alunos-atores? Talvez. Esse também é um dos meus objetivos. Mas ainda sim acho que o curso de direção do CAC deveria se abrir para as possibilidades de diretores que pretende formar, deixando de lado essa pretensão arrogante uspiana de formar os grandes encenadores do século XXI.



Mas então fiquei pensando em como não fazer simplesmente uma crítica ao curso, sem deixar pistas dos pontos que podem ser atacados para melhorá-lo. Na minha opinião, o principal foco de tensão é o planejamento pedagógico do curso como um todo, pois reformular as matérias de uma habilitação apenas (sem pensar na reverberação disso no todo) torna esdrúxula qualquer tentativa de um curso sobre colaboratividade.

De modo geral, a experiência do colaborativo aguça três aptidões de um diretor: saber ouvir, saber se desprender e reciclar e saber deixar o caos invadir. Ouvir tanto as críticas, quanto os atores, cenógrafos, dramaturgos e iluminadores. Ouvir com humildade o que é dito por eles mesmo que, de trinta minutos de fala, você ache que nada ali possa ser aproveitado concretamente. Ouvir com generosidade para entender que às vezes, para algumas pessoas, é preciso que elas falem, falem mesmo sem fazer sentido, para que aquela experiência ali-e-naquela hora faça sentido pra ela própria. E isso faz toda a diferença. Aprender também que ouvir exige tempo, um tempo que às vezes não temos, mas que temos que aprender a ter em detrimento de outras coisas que talvez consideremos “mais importantes”.

Saber de desprender de suas idéias originais e geniais. Saber deixar passar e deixar fluir. Saber ver uma idéia genial ser transformada em uma cena medíocre e entender que isso faz parte do processo. Saber ver que um tema que instigava muito se transformou em algo que não te instiga tanto, mas que aquilo faz parte da experiência da autoria coletiva. Saber também que não se pode deixar tudo se esvair em nome do coletivo, saber encontrar a medida.

Saber deixar o caos invadir tem a ver com ser permissivo, permeável a desordem. Entender que sair feliz dos ensaios não é sinal de bom ensaio e que o contrário também se confirma. Entender que a crise é de ouro e traz consigo transformações dolorosas. Entender que mudar (assim como crescer) dói.

Para não falar só de coisas ruins, a experiência deste blog foi extremamente positiva, mas acho que poderíamos pensar talvez em dois blogs. Ele é não só um documento, mas também um ato – algo generoso e provocador, inclusive para as próximas turmas de direção teatral III. Um para todos participarem e um só para os diretores, para que a rede de comunicação entre atores e grupos ficasse cada vez maior e mais interativa.

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